top of page

MARIO CELSO

Mario.png

Ator, dramaturgo, dançarino e artista circense com especialidade em malabarismo e clown. Professor de teatro licenciado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra como colaborador o Grupo de Pesquisa Teoria Teatral: História, Dramaturgia e Estética do Espetáculo, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sob a orientação do Prof. Dr. Clóvis Dias Massa.

Iniciou sua formação nas artes cênicas em 2009, pelo projeto social Casa de Cultura e Cidadania, na cidade de São José do Rio Pardo-SP, da qual fez parte até 2014. Dentro do projeto, também teve a oportunidade de integrar uma companhia de artes cênicas chamada Cia. Cênica Aruanã, durante o ano de 2013, na qual atuou como artista.

Ingressou no curso de Teatro-Licenciatura em 2014. Durante a graduação, colaborou ativamente em três projetos de pesquisa sobre dramaturgia e criações coletivas de cenas. Participou também do projeto de extensão "Teatro em francês". Foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante os anos de 2017 e 2018. Durante os anos de 2015 a 2017, integrou a Cia. Ubuntu de Teatro como diretor, ator, produtor cultural e técnico.

Nos anos de 2014 e 2015 foi associado à Oficina Permanente de Técnicas Circenses (Grupo Tholl), no qual desenvolveu atividades de animação receptiva e interativa, foi professor de técnicas de malabarismo com alunos de 3 a 20 anos e integrou o elenco dos espetáculos Exotique, Tholl, imagem e sonho e O circo de bonecos como ator e artista circense. Atualmente, se dedica ao estudo e criação de dramaturgias contemporâneas.

bottom of page